O Sindicato Rural de Guarapuava sedia na próxima quinta-feira, 24, a partir das 19h30, um ciclo de palestras sobre a utilização da madeira, com temas que vão de alternativas para Reserva Legal à situação nacional e internacional do mercado de madeira. O evento encerra o Programa de Desenvolvimento Florestal realizado durante o ano.
A primeira palestra será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo, especialista em sistemas agrossilvipastoris, Pedro Francio Filho – instrutor do Programa de Desenvolvimento Florestal – e abordará a utilização de madeira na propriedade rural, construção civil e arquitetura.
Em um segundo momento, o engenheiro de madeiras da TW Brasil, Eugênio Alfredo Geisse Rilling vai falar sobre o cenário nacional e mundial do mercado da madeira.
Fechando a noite, a engenheira agrônoma especialista em meio ambiente, Mary Cobra Silvia Ferro, apresentará aos produtores, alternativas viáveis e concretas para Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente.
Segundo o instrutor do Programa, o objetivo das três palestras é localizar o produtor que participa desse fomento promovido pelo Sindicato. “Abordando conceitos técnicos e mercadológicos, para que ele saiba conduzir o pinus e o eucalipto que estarão disponíveis em breve. Vamos desmistificar com relação à condução desses cultivos para madeira nobre e situar o mercado de madeira nacional e internacional. Na terceira palestra, vamos traduzir o Código Florestal para o produtor: mostrar como é possível explorar áreas de preservação permanente e reserva legal”, explicou Francio Filho.
As palestras são direcionadas a produtores rurais da região. O Programa de Desenvolvimento Florestal é desenvolvido em parceria entre Sindicato Rural de Guarapuava, Cooperativa Agrária, Fertilizantes Heringer, Golden Tree Reflorestadora, Santa Maria Cia de Papel e Celulose, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná e Viveiros Pitol.