Nos dias hoje o empresário deve estar preparado para os mais diversos mercados e negócios. Sua postura deve ser de empreendedor, preparado para os novos desafios e isso passa por uma questão fundamental: suas contas. Balanços fora da legislação e das normas contábeis vigentes podem prejudicar sua produção e até o ganho de novos lucros. Esses foram os pontos abordados na palestra realizada pelo SESCAP, regional de Guarapuava nesta quinta-feira (14) no prédio da Acig.
O evento contou com mais de 90 empresários de vários ramos, que foram convidados pelo sindicato e por seus contadores. O palestrante foi o contador e consultor contratado pelo SESCAP, Tadeu Domingues, que mostrou aos participantes a importância em ter dentro de seu estabelecimento um profissional contábil de confiança e de acordo com as novidades impostas pela lei dos últimos anos. “Se o contabilista dele [empresário] não estiver preparado e não fizer essa exigência ao contabilista, quando tiver que apresentar esse balanço ao sócio ou num processo de sucessão ou licitação, o empresário pode perder negócios” alerta Domingues.
Segundo o representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Julio Agner eventos como esse, demonstram a necessidade de contadores eficientes para a sobrevivência da empresa. “Toda essa nova regulamentação é necessária, pela realidade econômica que vive o Brasil hoje. As empresas precisam adquirir os controles, pela cobrança legal e quem conseguir se adaptar esse novo cenário, vai ter uma vantagem competitiva” afirma Agner.
Empresário do ramo de retifica e mecânica, Eloi Martini comenta que o contador é um parceiro dos administradores, principalmente num momento em que a legislação está exigente e a implantação de novas tecnologias, como a nota fiscal eletrônica. “As novidades partem do conhecimento do contador para chegar ao empresário, são parceiros para o sucesso da empresa” comentou Martini.
O evento foi uma novidade na cidade, e com uma ampla participação de empresários, demonstrou a importância da harmonia entre o empresariado e a classe contábil. Quem se atualizar vai ter sucesso. Eva Schran, diretora regional do SESCAP afirmou que este foi um evento diferente, pois não trouxe apenas os contadores, mas também todos aqueles que se beneficiam dos trabalhos dos contabilistas. “Se não existir uma harmonia entre esses profissionais, há toda uma dificuldade e a presença foi importante, pois são geradores de renda e querem fazer diferente” demonstrou Eva.