22/08/2023
Geral Guarapuava

Palestras levam o Geração Atitude, projeto de cidadania do MPPR, a estudantes da rede pública

imagem-143454

Da Redação, com MP-PR

Guarapuava – Em Guarapuava, o Ministério Público do Paraná, por meio da 6ª Promotoria de Justiça da Comarca, realiza neste mês palestras com alunos e professores da rede pública, para falar sobre direitos fundamentais. O trabalho é realizado dentro do projeto Geração Atitude, iniciativa do MPPR voltada a fomentar a participação política e a promoção da cidadania entre os estudantes paranaenses, desenvolvido em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação.

Nesta semana, o Geração Atitude foi apresentado no Colégio Estadual Manoel Ribas e no Colégio Estadual Dom Pedro I. Os responsáveis pelas apresentações nessas escolas foram os promotores de Justiça, Juliano Marcondes Paganini e Vitor Hugo Nicastro Honesko.

“Nossa ideia é apresentar o Ministério Público aos estudantes e, através da interação com os alunos, despertar o interesse pelo exercício da cidadania, conscientizá-los de seus direitos e deveres cívicos, bem como incentivá-los a participar, mais ativamente, da organização escolar, comunitária e política”, diz o promotor Juliano. “O principal foco do trabalho é o compromisso individual de cada cidadão no combate à corrupção e no desenvolvimento social”, afirma.

Na próxima semana, as palestras acontecem no Colégio Estadual Palmeirinha e Colégio Estadual Professora Edvaldo e Maria Janete Carneiro (esse último no município de Turvo, que integra a comarca e fica a cerca de 40 quilômetros de Guarapuava). Além da conversa com os agentes do MPPR, os estudantes e os professores desenvolvem em sala de aula atividades relacionadas à promoção de direitos que possam ser transformadas em projetos de lei que resultem em melhoria para a vida de toda comunidade. Os melhores trabalhos são encaminhados à Alep. 

Lançado em 2014, o projeto já mobilizou 52.623 jovens das escolas da rede pública do Estado, em ações desenvolvidas por 110 promotores de Justiça do MPPR junto às escolas em suas comarcas. No ano passado, o programa foi transformado em política pública estadual, com edição de lei que torna o Geração Atitude atividade obrigatória no Ensino Médio estadual. Clique AQUI e saiba mais.

Próximas palestras do Geração Atitude em Guarapuava:

  • 10/10, às 10h15, no Colégio Estadual Palmeirinha, localizado na Rua Arthur Moreira, 160, Distrito da Palmeirinha, com todos os alunos do turno da manhã;
  • 11/10, às 10h30, no Colégio Estadual Professora Edvaldo e Maria Janete Carneiro, localizado na Rua Moacir Julio Silvestre, 1215, Jardim Vitória, município de Turvo. 
     

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.