O espetáculo “Circo Zika”, criação do artista e brincante Paulo Carneiro, chega a Laranjeiras do Sul nesta segunda (5) e terça (6). As sessões especiais ocorrem em escolas públicas do município. Desse modo, as apresentações são voltadas exclusivamente para os estudantes e não haverá venda ou distribuição de ingressos.
De acordo com as informações, a proposta é levar o circo diretamente ao ambiente escolar. Misturando humor, tecnologia, crítica social e tradição circense, “Circo Zika” é um espetáculo solo protagonizado pelo palhaço Abelardo Biloba, que recria em cena um divertido circo de pulgas — ou melhor, de mosquitos!.
Para isso, Paulo Carneiro utiliza mecanismos de controle remoto e robótica (com tecnologia Arduino), e dá vida a um mosquito acrobata da espécie Aedes aegypti. O mosquito assume o lugar da antiga estrela do picadeiro, a pulga Juliette, que se demitiu.
CULTURA E CONSCIENTIZAÇÃO
Neste universo miniaturizado, mas repleto de efeitos especiais, traquitanas e gambiarras, a peça convida o público a refletir de forma leve e lúdica sobre as relações de trabalho, o poder, a convivência e a cooperação. Ao mesmo tempo, introduz no enredo uma provocação importante: como lidar com os desafios sanitários representados por doenças como Dengue, Zika e Chikungunya?
De acord o com Paulo Carneiro, que celebra com esse trabalho 15 anos de trajetória na palhaçaria, é um espetáculo que cabe dentro de uma mala, mas que provoca um estrago enorme – no melhor sentido. “A gente brinca, faz rir, mas também convida a pensar sobre temas que afetam nosso dia a dia”.
“Circo Zika” é fruto da pesquisa de Carneiro sobre as linguagens clássicas do circo e o teatro de formas animadas, combinando a arte da palhaçaria com engenhocas visuais que encantam crianças e jovens. A proposta do espetáculo é justamente ocupar espaços democráticos e alternativos. Entre eles, pátios de escolas ou ruas, garantindo acesso à arte mesmo fora dos grandes centros ou teatros tradicionais.
REGIÃO
Neste domingo (4) o espetáculo está em cartaz no teatro Municipal de Guarapuava com aparesentação às 19h. Mas os ingressos estão esgotados. Após as apresentações em Laranjeiras do Sul, o espetáculo segue em circulação por outros municípios da Região, com sessões também agendadas em Candói, Pinhão e Pitanga, sempre em escolas públicas e com entrada gratuita para os alunos.
Leia outras notícias no Portal RSN.