22/08/2023



Política

Palmeirinha dá uma lição de cidadania e recebe Cesar Fo. para firmar compromisso

imagem-42154

Distrito com cerca de 8 mil habitantes a cerca de 15 quilômetros de Guarapuava Palmeirinha se sente abandonada pela administração municipal. A terra que um dia já foi referência da produção madeireira hoje padece pela falta de emprego, pela falta de segurança em todos os níveis mas que, principalmente, ajuda a aumentar a estatística da violência contra a mulher, pela precariedade da saúde pública, pela falta de infraestrutura, entre tantas outras demandas.

Cansada de esperar pelas promessas que nunca são cumpridas a comunidade do distrito se organiza e dá uma lição de cidadania capitaneada pela Igreja e impulsionada pelas Missões Populares.

Após um mês de debate a população elencou as principais prioridades, resumiu num vídeo que retrata quadros de uma localidade desprezada pela administração municipal e convoca os candidatos a prefeito para ouvir e comprometer as demandas que lhe são de direito.

Ensino para Jovens e Adultos (EJA), cursinho pré vestibular gratuito, ambulância 24 horas, revitalização da quadra e da praça de esportes, médico no posto de saúde, pavimentação asfáltica, boeiros, manilhas, iluminação pública, terreno para a Associação de Moradores, mais policiais, rotatividade de consultas de especialidades são alguns itens que compõem o rol dos pedidos. A situação é apenas um demonstrativo da falta de políticas públicas que tem como consequência a pobreza e a miséria.

Dispostos a mudar essa realidade, na noite desta quarta-feira (29) cerca de mil pessoas se reuniram no Salão Paroquial da Igreja Imaculada Conceição para conversar com Cesar Filho, candidato a prefeito pela coligação Aliança para o Progresso. Ele foi o terceiro candidato a ser ouvido pela comunidade. Fabio Ribas (PP) foi o primeiro seguido por Antenor Gomes de Lima (PT). Jauri Gomes vai até lá na sexta-feira (31).
“Para retribuir a confiança que o povo da Palmeirinha depositou em mim nas eleições passadas onde obtive grande quantidade de votos o que eu mais quero e peço é a oportunidade de ser prefeito para retribuir a confiança que recebi até hoje”, disse Cesar Filho, sob aplausos da comunidade.

O candidato lembrou que desde criança acompanhou a luta da comunidade pela emancipação e que teve o apoio do seu pai, então deputado estadual Cezar Silevstri. “O meu compromisso é tornar esse sonho realizado, não com a emancipação, mas sendo um prefeito que resgate o desenvolvimento, a autoestima da Palmeirinha”, disse o candidato.

 

 

COMPROMISSOS ASSUMIDOS

 Para promover o desenvolvimento e resgatar a autoestima da população de Palmeirinha, Cesar Filho disse que vai instalar no local uma sub-prefeitura cujo responsável terá entrosamento e conhecimento sobre o distrito. “Teremos aqui um espaço de referência onde o prefeito virá despachar, ouvir a comunidade”.

Cesar Filho disse que durante a tarde visitou cerca de 100 casas e a voz unanime foi a precariedade na área da saúde. “Fui ao posto de saúde, conversei com o médico, com os funcionários, com as pessoas. O fato das pessoas chegarem na fila às 4 horas da manhã para pegra ficha e chegar na hora da consulta não ter médico é culpa do prefeito. Por isso, quero promover um atendimento digno e eficiente. O médico vai cumprir horário; a ambulância estará à disposição 24 horas. Eu não estou aqui fazendo promessas, mas assumindo compromissos”, afirmou.

A construção de uma praça multiuso com academia ao ar livre, cancha de bocha, quadra poliesportiva, pista para caminhadas e skate será a primeira de cinco que serão construídas em Guarapuava. “É um projeto em parceria com a Sedu (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano) e a comunidade de Palmeirinha será a primeira a ser contemplada”, anunciou.

O incentivo para que empresas voltem a se instalar no distrito, gerando empregos e contendo o exôdo de trabalhadores para Guarapuava, foi outro compromisso assumido com a comunidade, assim como obras de saneamento básico, construção de banheiros e de fossas sépticas em parceria com o Governo Federal; combate à mortalidade infantil e outras demandas também compõem o compromisso firmado entre o candidato e a comunidade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo