22/08/2023



Geral Região

Palmital tem avanços garantidos com floresta preservada

imagem-130189

Da Redação,com AEN

Palmital – Uma área com 452 hectares de mata nativa fechada dentro da pequena cidade de Palmital, na região Central do Estado, garante ganhos ambientais e financeiros para os seus 15 mil habitantes. Criada em 2013, através de uma parceria do município com o Governo do Estado, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Estação Ecológica de Palmital mudou a relação da população local com o meio ambiente.

Sob a orientação do IAP, Palmital criou a Unidade de Conservação que colabora com o meio ambiente e, além disso, trouxe recursos oriundos do ICMS Ecológico, que é destinado a municípios que tenham áreas de florestas preservadas ou mananciais. O recurso pode ser aplicado em qualquer outra área, como saúde, educação. 

“Muitos municípios desconhecem o ICMS Ecológico e iniciamos o trabalho de divulgação, mostrando o potencial florestal que eles têm e que pode gerar recurso para a sociedade, conseguimos com que os prefeitos e secretários municipais entendessem que a floresta pode ajudá-los”, diz o chefe regional do IAP de Pitanga, Marcos Zeschotko. “Além disso, a preservação ajuda o trabalho do IAP na conscientização da população de criar um amor à questão ambiental e de proteção à fauna e flora”, afirma.

INVESTIMENTO LOCAL

Após a criação da Estação Ecológica, a prefeitura realizou, com recursos do próprio ICMS Ecológico, investimentos no local, para obter mais ganho ambiental na área, o que influencia diretamente na tábua de avaliação do local para o repasse do incentivo fiscal.

Foram abertas trilhas para facilitar a locomoção dentro da mata e impedir a caça, instalada estrutura para um caseiro que cuida do local 24 horas, além da construção de estrutura mínima para abrigar pesquisadores. Com isso, a arrecadação do município tem crescido ano após ano garantindo melhorias nas questões ambientais e sociais da cidade. 

MUITO IMPORTANTE

Para a secretária de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Urbanismo de Pitanga, Rosilda Gomes da Silva, o recurso é uma grande ajuda para a cidade. “O ICMS Ecológico hoje representa tudo em questão ambiental, nós usamos esse dinheiro para a Estação Ecológica em si e para todo o trabalho desenvolvido dentro da nossa cidade. É muito importante, ainda mais para as prefeituras que hoje enfrentam dificuldades”, explicou. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo