Com o isolamento obrigatório decretado em vários países em resposta à pandemia da Covid-19, não foi só a poluição que diminuiu. Cientistas têm alertado para uma outra observação menos perceptível ao ser humano: a Terra está tremendo menos.
Em todo o mundo, os sismólogos têm detectado menos ruído sísmico, isto é, vibrações geradas pela circulação de automóveis, comboios, ônibus e mesmo, pessoas durante o seu dia a dia. Na ausência deste ruído, explicam os sismólogos, as vibrações na crosta terrestre diminuem, o que faz com que esta se mova menos.
MUNDO
Thomas Lecocq, geólogo e sismologista do Observatório Real na Bélgica, observou o fenômeno pela primeira vez em Bruxelas. Ele explica que o ruído durante o dia é agora semelhante ao registrado à noite. Para o sismólogo, os gráficos são uma prova de que as pessoas estão cumprindo os conselhos das autoridades e, assim, evitam sair de suas casas.
Do ponto de vista sismológico, podemos motivar a população ao dizer ok, vocês sentem-se sozinhos em casa, mas podemos dizer que toda a gente está em casa. Todos estão fazendo o mesmo, todos estão respeitando as regras.
Assim, nos Estados Unidos, também foi observada esta diminuição das vibrações terrestres. Uma imagem compartilhada por Susan Elizabeth Hough, sismóloga do Serviço Geológico dos EUA, mostra uma quebra do ruído especialmente em Los Angeles ao longo de março.
Okay here we go. The Did You Feel It? shaking intensities for today's M5.7 #utahearthquake (diamonds) compared to similar data for the 2011 M5.8 Virginia earthquake (circles), and the 2004 M6.0 Parkfield, California earthquake (also circles). pic.twitter.com/SqUSl1uz91
— Dr. Susan Hough (@SeismoSue) March 18, 2020
Por fim, Thomas Lecocq revelou ainda um outro efeito interessante relacionado com a diminuição do ruído: os cientistas conseguem detectar terremotos menores e outros eventos sísmicos que algumas estações sísmicas nunca conseguiriam registrar.
(*Com informações da Agência Brasil)
Leia outras notícias no Portal RSN.