Por Cristina Esteche
Quedas do Iguaçu – Uma declaração feita pelo senador Roberto Requião à Rádio Municipal FM 92,5 em Quedas do Iguaçu está sendo considerada o pivô da ocupação de cerca mil famílias, o equivalente a cinco mil pessoas, em áreas da Araupel.
Durante a entrevista concedida à emissora na manhã da última quarta (16), o senador, que é candidato ao Governo do Paraná pelo PMDB, disse que apoia os trabalhadores rurais sem terra e que a Araupel pode ser classificada como uma empresa expropriadora de terras públicas.
“As pessoas não podem vir com está conversa que geram empregos, se fosse assim o trafico de drogas teria que ser legal, pois gera mais de 100 mil empregos neste país”. A ocupação aconteceu na noite do mesmo dia da declaração.
O diretor da Araupel, Tarso Giacomet disse que Requião instigou uma situação que já estava crítica. “ Vindo de um adolescente é perdoável, mas de um senhor de 75 anos, um senador, é lamentável. Se mostrou um oportunista”, comentou Tarso.
O empresário lembrou que em 2003, Requião presidiu e assinou a aprovação de valores que foram pagos pela União, em indenizações, de prejuízos que o sem-terra, havia causado para empresa.