Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Em tempos de redes sociais, o volume de informações recebidas é muito alto. São veículos de comunicação, empresas, amigos e familiares compartilhando as mais diferentes notícias, postando fotos, vídeos e interagindo entre si e com as publicações. Apesar de a internet aumentar o acesso à informação, é preciso saber lidar com o fluxo intenso para sair da superficialidade.
Esta é a principal dica para ir bem nas redações do Enem e dos grandes vestibulares. Thiago Braga, professor do Sistema pH*, explica que filtrar as informações e aprofundá-las é essencial para adquirir repertório. “O aluno precisa analisar o que serve para ele no período de preparação, e deve sair do raso. Muitos leem apenas títulos no feed de notícias e acham que estão preparados”, diz.
Com tantas alternativas na rede, o conselho é buscar os veículos de imprensa tradicionais. “Há muita informação falsa, então é melhor se informar através de fontes que tenham credibilidade”, afirma Braga. É importante também que o vestibulando busque vários canais de informação sobre um mesmo tema, a fim de perceber os diferentes discursos e formar sua própria opinião.
Mas como o aluno pode saber que já se informou o suficiente? Para o professor, não há uma fórmula pronta, o aluno deve perceber se compreendeu todos os aspectos que envolvem o assunto. “Se o tema é a cassação de um deputado, por exemplo, ele tem que saber quais foram os motivos, como ocorreu o processo e quais são as suas consequências”, orienta. Escrever uma redação, conversar com o professor ou com outras pessoas mais gabaritadas sobre o assunto em questão pode ajudar o candidato nessa percepção.
Além da leitura, filmes, séries e música são boas fontes para aquisição de repertório. A dica é buscar obras que trabalhem questões filosóficas, sociais e políticas. “Em Meia-noite em Paris, de Woody Allen, ao mesmo tempo em que o diretor apresenta artistas do século XX, ele reflete o anseio humano do passado. Esse tipo de obra nos ajuda a construir conexões.”
“MEME É A NOVA CHARGE”
E até os memes, imagens ou vídeos que viralizam na internet, podem contribuir na aquisição de repertório. “Hoje em dia nada escapa dos memes, que é a linguagem do dia a dia dos vestibulandos mais jovens. Neles há assuntos políticos, históricos e filosóficos que podem ajudar a iniciar uma discussão”, explica. “É a nova charge”, completa.
*Sistema de Ensino pH (www.phsistemadeensino.com.br) – O Sistema de Ensino pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio e Curso pH, presente há 29 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece ferramentas de acompanhamento pedagógico, soluções tecnológicas, assessoria em marketing e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da Somos Educação.