Da Redação
Turvo – Muitos prefeitos eleitos em todo o País assumiram os governos municipais em situações precárias. Em Turvo, os problemas surgem dia após dia e o Município engrossa as estatísticas negativas de más administrações até o final de 2016.
De acordo com o prefeito Jerônimo do Rosário, desde o dia 1º de janeiro, a prioridade tem sido pôr “a casa em ordem”, organizando os setores essenciais para o funcionamento da máquina administrativa. “Nós tínhamos noção de que assumiríamos uma Prefeitura sucateada, com problemas financeiros e estruturais. Porém, a cada dia surgem novos problemas. Estamos trabalhando com determinação e contando com o apoio de muitos servidores municipais, que foram convocados dos seus períodos de férias, para que possamos deixar tudo organizado para o início do ano letivo e para atender a população da melhor maneira possível na área da Saúde”, enfatizou.
PROBLEMAS
Entre os problemas “herdados” pelo atual prefeito da administração de Nacir Bruger, estavam atrasos de pagamentos da Prefeitura para a Cooperativa do Transporte Escolar; atraso do repasse obrigatório para a Câmara de Vereadores; atraso no repasse ao Hospital de Turvo; atrasos nos pagamentos mensais do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS, além de atrasos nos pagamentos de água, luz e telefone.
“Nós temos um levantamento parcial de mais de R$ 2 milhões em dívidas. Porém, a cada dia surgem novos fornecedores cobrando por pagamentos em atraso. Teremos uma noção exata somente quando todos os processos licitatórios e todos os contratos forem avaliados pela nossa equipe. Nós já quitamos metade da dívida da Prefeitura e estamos trabalhando com muita economia, para que possamos executar todo o planejamento que temos para o Município e para a população”, enfatiza.
COMISSIONADOS
No primeiro mês da sua administração, Jerônimo manteve os pés no chão também na nomeação do seu quadro de servidores comissionados. Com mais de 80 cargos disponíveis, até o momento, o prefeito nomeou apenas 12 servidores de sua confiança. “Estamos iniciando com um trabalho diferente. Nossa equipe é enxuta e, por isso, contamos com o profissionalismo dos efetivos, que estão sendo fundamentais neste momento”, acrescenta o prefeito.
De acordo com Jerônimo, mesmo com a situação negativa com que assumiu a Prefeitura, ele está otimista para este ano. “Nós precisamos de um pouco de tempo para colocar a casa em ordem. Mas com muita cautela e com o empenho de todos, nós temos certeza que logo, logo recolocaremos Turvo no caminho do desenvolvimento. Será um ano difícil, mas conseguiremos superá-lo e imprimir o nosso ritmo de administração”, concluiu o prefeito.