22/08/2023



Política

Para os moradores de Guarapuava, Bernardo receita Belchior

Da redação –  O articulista da Rede Sul de Notícias, Marcio Fernandes, os "Carli" tem auto-estima baixa. Leia o artigo na íntegra:

Por Marcio Fernandes (*)

"Os Carli têm auto-estima baixa. Ou é isso ou gostam de enganar os moradores/eleitores. A foto que adorna o link http://www.guarapuava.pr.gov.br/prefeito.php mostra o prefeito Fernando como um sujeito alegre, bem jovem, como que de bem com a vida. Quem o encontra pela cidade – o que é raro, aliás, pois ele circula por Guarapuava quando se trata de distribuir balas ou quilos de carne, conforme amplamente divulgado na mídia local – descobre que seu jeito carrancudo em nada se parece com a foto postada no site do Executivo Municipal. Trata-se, muito provavelmente, de um caso de fotografia retocada por computador. Auto-estima baixa, quero crer.
Bernardo Carli padece do mesmo mal. Ou é isso ou os ridículos outdoors espalhados pela cidade nos últimos anos são uma ilusão total – nas placas, há um Bernardo que não existe no mundo real. Sobre esta, digamos, questão estética, a própria Gazeta do Povo já fez reportagem, apontando o problema de beleza que aflige o rapaz. Mas, enfim, talvez seja mesmo só uma auto-estima quase nula, algo em comum com o pai.
E, neste cenário, é o caso de perguntar: assim como o pai, terá Bernardo o medo das crises, algo que assombra o prefeito de modo permanente – basta relembrar o caso do jogador de futsal Robson, morto no Ginásio Joaquim Prestes. O chefe do Executivo da cidade até hoje não se prestou a se pronunciar dignamente sobre a situação, como convém a um prefeito.
Sobre o Joaquim Prestes, aliás, também cabe outra escrever: será que o presidente da Câmara de Vereadores local, Admir Strechar, não tem nada mais importante para se ocupar do que ficar fazendo lobby de modo liberar prematuramente o local, contraponto laudos técnicos e a própria visão do Ministério Público, que investiga a tragédia com o atleta Robson?
Outro um tanto desocupado deve ser o coordenador operacional de Trânsito de Guarapuava, Altair Bonassa. Conforme noticiado recentemente por esta Rede Sul de Notícias (RSN), o tal coordenador andou dizendo que, colocados os tapumes que obstruem a visão na avenida Manoel Ribas, os motoristas agora passam pelo local com mais atenção. Ou seja, a responsabilidade por zelar do trânsito passou a ser dos motoristas, e não mais do Poder Público. É uma inacreditável inversão de valores que este sujeito está pregando, com a anuência do seu chefe maior, o prefeito. E, de certa forma, com a conveniência de boa parte da população municipal, que aceita passivamente a situação, e dos agentes de seguranças, conforme já mencionei aqui, dentre eles representantes do mesmo Ministério Público e do comando da Polícia Militar (esperar que a Surg tomasse uma providência já seria demais).
Diante de tantos descalabros, vem à mente uma musiquinha de Belchior, outro que gosta de desaparecer (tal qual o prefeito Carli). À certa altura, ele canta ´a minha alucinação é suportar o dia-a-dia / e meu delírio é a experiência com coisas reais´. Em Guarapuava, tristemente, a realidade é mais surreal que a imaginação. Basta ver esta estátua que está sendo erguida em honra a Diogo Pinto de Azevedo Portugal, um assassino de índios, por quem o prefeito Carli nutre um sentimento de devoção. E olha que o site da Prefeitura diz que Carli é um profundo conhecedor da história do Paraná. Imagina se não o fosse.

* Morador de Guarapuava. E-mail: marciorf@globo.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo