O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Guarapuava, reunido em conferência, elaborou uma agenda de prioridades para o município. Antes, porém, avaliou que é de “extrema importância apagar da memória o Carlismo". De acordo com o PC do B,em Carta Aberta à População, esse modelo significou oito anos de atraso político, econômico e social no município. “Dia a dia comprovamos, através da imprensa, inúmeras denúncias deste período nebuloso da história de Guarapuava. Destacamos as três ações que o Ministério Público impetrou contra o ex-prefeito, secretários e a empresa de transporte coletivo. Mais recentemente, a Polícia Federal deflagrou a operação Agro-Fantasma, após investigações que confirmaram irregularidades no Programa Ecofeira, da gestão Carli.”
Na lista de prioridades, a modernização da administração pública, com a qualificação dos servidores, a modernização dos sistemas internos administrativos, a ampliação de serviços on-line, de atendimento ao público e na prestação de serviços, é uma das prioridades defendida pelos comunistas no município. Para que a população tenha mais acesso a esses serviços, o Partido defende a ampliação no horário de atendimento ao público, desde as 8h00 manhã. Hoje o atendimento externo começa às 12h00.
Outro ponto de consenso é a urgência na discussão e implementação de um novo modelo de transporte coletivo, que deve superar o atual modelo de concessão. “Esse novo modelo deve ser elaborado e pactuado com ampla participação popular, através de mecanismos democráticos existentes na cidade, como o Conselho de Trânsito, a Comissão formada na Câmara para discutir o tema e principalmente com a realização de audiências públicas”, diz o PC do B.
A independência política na disputa eleitoral de 2014, também pautou as discussões. De acordo com o comunistas de Guarapuava, caberá ao Diretório Estadual do PCdoB a articulação e definição das coligações nas quais o Partido participará no Estado do Paraná. Em Guarapuava, a meta para as eleições de 2016 é a construção de uma chapa própria para disputa da Câmara de Vereadores.