22/08/2023
Geral Guarapuava

Para secretário de Cultura, Guarapuava merece uma Fundação Cultural

imagem-134372

Da Redação

Guarapuava – “Guarapuava é uma cidade maravilhosa que merece ter um olhar diferenciado para a cultura. Eu já falei isso para a secretária de Educação e Cultura e para o prefeito. Está na hora de separar a cultura da educação”. A afirmação foi feita à RSN pelo secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, na tarde desta quinta (25), em Guarapuava. Segundo ele, é preciso um olhar diferenciado porque a cultura vai mudar a sociedade. "Antes de assumir a secretaria, eu era um revoltado. Hoje quebro paradigamas 24 horas por dia e sei o que precisa ser feito". Fani disse também que cada vez mais se investe em saúde e educação, mas que há poucos investimentos na área cultural.

Fiani veio à cidade a convite da diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim. “Eu o convidei como técnico para ver a estrutura do nosso teatro. Também chamamos técnicos do Teatro Guaíra”, disse. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Luy, o projeto do teatro construído em anexo à Escola Municipal Antonio Lustosa é antigo. “O projeto foi feito em 2012 e como agora chegou na parte técnica tivemos essa preocupação”, disse.

Para Fani, o espaço físico é “muito bom e foi muito bem feito. Agora chegou a vez da parte técnica, para que funcione mesmo como um teatro na parte de sonoplastia, iluminação, rotundas, varas para cortinas, urdimento”.

Com capacidade para 320 lugares, quatro camarins, e duas salas para ensaios, o teatro está praticamente pronto e a expectativa é de que seja inaugurado no segundo semestre deste ano.

Durante a visita do secretário, ele fez várias sugestões, entre as quais a criação de uma entidade, a Associação dos Amigos do Teatro, que poderá arrecadar recursos para o espaço cultural.

Fani é ator há 38 anos e fundou o primeiro teatro particular de Curitiba, o Lala Schneider, em 1994. Ele já escreveu mais de 90 peças e dirigiu mais de 300, ao longo da carreira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.