Da Redação
O Campeonato Paranaense sub-17 terminou na última sexta feira (3) para a Associação Atlética Batel, mas segundo o técnico da equipe de base, Toninho Paraná, mesmo sem os resultados positivos dentro de campo, os frutos do trabalho já estão sendo colhidos. "O nosso principal foco é projeto social. Trabalhamos com esses meninos para ajudar na realização dos sonhos deles. De um dia chegar a jogar profissionalmente", comenta Toninho.
Na segunda fase do Paranaense, a equipe do Batel enfrentou o Prudentópolis e dois times de Curitiba: o Paraná e o Atlético Paranaense. De acordo com Toninho Paraná, mesmo sem conquistar a vitória os times gostaram de participação dos atletas guarapuavanos na competição. "O pessoal do Prudentópolis e até do Atlético elogiaram o clube Batel. Quando jogamos contra o Atlético Paranaense, na semana passada, um olheiro do Coritiba viu nossos jogadores e gostou de desempenho de alguns. Agora faremos um amistoso contra o Coritiba para que eles possam obersvar nossos meninos e quem sabe alguns deles consigam ser aprovados para jogar lá".
Esse é um dos motivos que fazem com que a comissão técnica que participou do Campeonato Paranaense sub-17 considere como boa a participação da equipe na competição. Além do técnico Toninho, Will Schimanski, preparador físico e Gilmar Rogério, assistente técnico, também ajudam frente a esse projeto maior, que é conseguir colocar os jovens no esporte e também tirar muitos deles das ruas, por exemplo.
Toninho Paraná afirma que o trabalho não é fácil, mas segundo ele, tudo está indo para o caminho certo. "Recebemos um apoio muito bom da Secretaria de Esportes de Guarapuava, através do Celso Góes, que nos ajudou muito na competição. Além disso, outros empresários também contribuíram que fosse possível o Batel participar do Paranaense sem custos", declara.
Promessas em times grandes:
Toninho Paraná sabe que é fundamental um trabalho de base para conseguir ajudar jovens guarapuavanos no sonho de chegar a um time grande de futebol. E um dos jovens treinados por ele, em sua escolinha do Coritiba, é Aislan Souza. O goleiro de 13 anos participou de um período de testes na equipe do Coritiba na semana passada e foi aprovado. De acordo com Toninho, o garoto vai integrar a equipe sub 13 na capital do estado. "Outros tês atletas da escolinha também vão realizar testes na equipe para, quem sabe, conseguir seguir os passos do Aislan", declara.