O Governo do Estado faz uma avaliação positiva dos números do sistema de Educação a Distância (EaD) implantado em razão da pandemia da Covid-19. Até o momento, 402 mil alunos e 41 mil professores da rede estadual já se cadastraram e acessaram o Google Classroom, principal ferramenta do modelo de ensino. O canal do YouTube, que disponibiliza as aulas em vídeo, contabiliza mais de 10 milhões de visualizações.
O pacote conta com 800 mil downloads do aplicativo Aula Paraná e a transmissão do conteúdo em TV aberta (RIC Record), afirmando que essa foi uma boa solução. Os números foram apresentados nesta quarta (06) pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte ao governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A medida evita aglomerações e diminui a circulação do coronavírus. De acordo com o governador, essa foi uma alternativa para que os alunos continuassem estudando durante a quarentena. “Os números comprovam que a medida é eficiente. Tenho certeza de que a adesão e o engajamento de alunos e professores só vai aumentar”.
Além disso, o Secretário da Educação e Esporte, Renato Feder explicou que o Governo do Estado está sempre em busca de novas tecnologias para melhor a qualidade do ensino no Paraná. “É tudo muito simples e fácil. O aluno pode acessar com o e-mail pessoal e a data de nascimento, pelo celular. Não precisa de computador e também não consome os dados de internet do estudante”.
O Google ClassRoom deve ser adaptado nos próximos dias, passando a contar também a presença do aluno.
PLATAFORMA
Portanto, existe uma boa variedade de vantagens para o uso do Google Classroom. A possibilidade de acesso remoto, por computador ou celulares, a rapidez na comunicação e interação entre professor e aluno; e a centralização do conteúdo para que todos os usuários possam acessar a mesma informação, estão entre as funcionalidades que podem ser exploradas.
O aluno da rede estadual consegue acessar o Classroom por meio do aplicativo Aula Paraná, e assim dar continuidade aos seus estudos usufruindo de todos os benefícios da plataforma da Google.
REPOSIÇÃO
Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE), sem o EaD haveria necessidade de um longo período de reposição presencial, comprometendo não apenas o calendário de 2020, mas possivelmente também dos dois anos seguintes.
Sendo assim, com o ensino a distância o ano letivo não deverá ser prejudicado, uma vez as aulas seguem ocorrendo normalmente, reduzindo significativamente os prejuízos pedagógicos e financeiros que a reposição exclusivamente presencial pós-pandemia traria.
*(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Leia outras notícias no Portal RSN.