22/08/2023
Economia Em Alta

Paraná atinge menor taxa de desemprego da história

Com 3,2% de desocupação no quarto trimestre e 3,6% no consolidado do ano, Estado supera média nacional e bate recorde de empregos formais

Emprego no Paraná (Foto: Gabriel Rosa/ AEN)

O Paraná alcançou 3,2% de desemprego no quarto trimestre de 2025, o menor índice já registrado para um trimestre no Estado. No consolidado do ano, a taxa de desocupação ficou em 3,6%. Conforme informações,  3,3% entre homens e 3,9% entre mulheres, uma queda de 0,5 ponto percentual em relação a 2024, quando estava em 4,1%.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados na sexta (20) pelo IBGE, mostram que o Paraná segue acima da média nacional. O País registrou 5,1% de desemprego no último trimestre e 5,6% em 2025.

Conforme o IBGE, o Estado possui 9,8 milhões de pessoas em idade de trabalhar (14 anos ou mais). Dessas, 6,47 milhões compõem a força de trabalho. Entre esses, 6,26 milhões estão ocupados e 205 mil permanecem desocupados.

No setor privado, 3,45 milhões de pessoas trabalham, e 80,7% têm carteira assinada. De acordo com dados oficiais, totaliza 2,78 milhões de empregos formais, ambos recordes históricos. No serviço público, são 652 mil trabalhadores, enquanto 1,9 milhão de pessoas atuam em empregos informais.

De acordo com o governador Ratinho Junior, o Paraná se tornou a quarta maior economia do Brasil, com crescimento do PIB acima da média nacional.

“Nosso setor produtivo, inovador, gera novas vagas em todos os segmentos, do campo à indústria, do comércio ao setor de serviços. Alcançar essa marca de pleno emprego mostra que contas equilibradas, investimentos e melhorias nas cidades ajudam a induzir contratações e gerar um ciclo virtuoso para os trabalhadores.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.