O Paraná já possui a primeira equipe especializada em Operações Especiais Penitenciárias. Duas solenidades marcaram a formatura de 127 agentes penitenciários do Paraná que receberam certificado de conclusão curso. Eles passam a integrar um grupo especializado do Departamento de Execução Penal (DEPEN), preparado para agir em situações extremas como rebeliões, motins e ações de violência dentro do sistema penitenciário paranaense.
O curso, com 280 horas de duração, foi dividido em dois grupos distintos. Uma turma, de 52 agentes, cuja formatura foi realizada no último dia 10, recebeu o treinamento em Maringá, na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças.
Ministrado pela diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar, em conjunto com o DEPEN e a Escola de Educação em Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o curso tem conteúdos que abrangem Direito Penal, Direitos Humanos e Intervenção Tática Prisional, além de outras 36 disciplinas. Toda a grade curricular visa a construir um tratamento penal eficiente e humanizado.