22/08/2023


Geral

Paraná chega à marca dos 2.000 km de estradas rurais readequadas

O governador Beto Richa esteve nessa quinta feira (15) em Honório Serpa, no Sudoeste do Paraná, para comemorar os 2.000 quilômetros de estradas rurais já readequados pelo programa Patrulha do Campo. São estradas de 110 municípios, organizados em 26 consórcios, em todas as regiões do Estado. Atualmente, 30 Patrulhas do Campo estão em ação. 

Com elas, o leito das estradas rurais é melhorado de acordo com técnicas conservacionistas de integração estradas e lavouras. “O Paraná todo ganha com esse trabalho, que garante mais qualidade de vida às famílias do campo e mais dinheiro no bolso do agricultor”, afirmou o governador, que esteve na comunidade de Santo Antônio para vistoriar as obras. Acompanharam o governador o prefeito de Honório Serpa, Rogério Benin; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; o coordenador estadual do programa, Jair Vendrúsculo,  prefeitos de municípios vizinhos, produtores e moradores da comunidade. 

Em Honório Serpa já foi trabalhada praticamente a metade dos 22 quilômetros previsto no projeto. O município faz parte do Consórcio Região Sudoeste Pinhais, composto por Coronel Vivida, Mangueirinha, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, São João e Verê. 

“A melhoria das estradas rurais reduz as perdas do produtor no transporte da safra, aumenta a vida útil das estradas, diminui os custos de manutenção e valoriza as propriedades rurais. Além disso, garante mais segurança e conforto aos alunos que usam o transporte escolar e preserva o meio ambiente”, ressaltou o governador. 

Richa afirmou que a recuperação de estradas rurais atende a uma forte e antiga reivindicação dos produtores e moradores. “O programa Patrulhas do Campo confirma que o governo está afinado com os interesses do povo paranaense”, disse ele. "É mais um exemplo que o Paraná dá ao Brasil."

O prefeito de Honório Serpa, Rogério Benin, afirmou que 90% do escoamento da produção da região é feita por estradas rurais. “Com o trabalho e a qualidade dessa estrada, hoje, garantimos mais agilidade e menos desperdício no transporte dos produtos. Os produtores ganham, as famílias do campo têm mais conforto e qualidade de vida”, afirmou ele. 

CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS

As obras nas estradas rurais são executadas pelos municípios, organizados em consórcios, com os equipamentos repassados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística e assessoramento técnico da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário (Codapar). 

Cada Patrulha do Campo é formada por um conjunto de equipamentos, como escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, pá carregadeira, caminhão comboio com operador, carreta para transporte de maquinário, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes. A Codapar capacita operadores de máquinas, motoristas e técnicos disponibilizados pelas prefeituras, elabora os projetos de estradas rurais e apoia a formação e gestão de consórcios intermunicipais. 

“Temos o desafio comum de ajudar os municípios a conservar as estradas rurais e manter seu bom uso para o tráfego do escoamento de safras, permitindo acesso às escolas e postos de saúde e o desenvolvimento dos municípios”, afirmou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. 

De acordo com o coordenador do programa, Jair Vendrúsculo, o diferencial é a qualidade do trabalho das atuais Patrulhas do Campo. “Cerca de 100 operadores e técnicos estão sendo capacitados para aprender a fazer uma estrada que tenha durabilidade e qualidade. Esses trabalhadores continuarão trabalhando com eficácia pelos próximos anos”, afirmou ele. 

O programa propõe um sistema de gestão de estradas rurais com base em estudo de reestruturação e manutenção das vias. A Codapar capacita os agentes em manejo de estradas rurais (operadores de máquinas, motoristas e técnicos disponibilizados pelas prefeituras), elabora os projetos de estradas rurais e apoia a formação e gestão de consórcios intermunicipais. 

MAIS INVESTIMENTOS

Em Honório Serpa, estão em execução o recape asfáltico de diversas vias urbanas. Os investimentos são a fundo perdido através do Plano de Ação aos Municípios (PAM), no valor de aproximadamente R$350 mil. Para o município, também foi anunciada a aquisição de uma retroescavadeira, que será utilizada na construção de açudes em propriedades agrícolas da região. 

Na área da infraestrutura, o município teve a recuperação de 26 km da PR-562 e revitalização e recuperação da Avenida 16 de Novembro. Estão autorizados o calçamento de 10 km na Comunidade Linha Boza e na divisa da cidade com o distrito Pinho Fleque. Na área da saúde, Honório Serpa recebeu um pronto atendimento, que já está com 50% de obra concluída; equipamentos de saúde e ambulância. 

Em Segurança Pública, o município foi contemplado com um destacamento da Polícia Militar (que está com 90% de obra concluída), viaturas policiais e mais policiais que estarão trabalhando ainda neste ano. O município também teve reforma da escola estadual Elias Abraão, além de recursos para calcário e óleo diesel. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo