O Estado do Paraná comemora nesta quinta (19) 171 anos de emancipação política. A data celebra o aniversário do fim do processo de desmembramento do Paraná da província de São Paulo, com a chegada e posse do novo presidente da província, Zacarias de Góis e Vasconcelos, em 1853. O ato foi fundamental para que a Região se desenvolvesse economicamente, para que novas cidades surgissem e para a confirmação de uma identidade própria paranaense.
Na época, a emancipação política confirmava uma decisão tomada alguns meses antes. Em 29 de agosto de 1853, com a edição da Lei Imperial nº 704, sancionada por Dom Pedro II. O acontecimento histórico transformou a antiga Comarca de Curitiba em uma nova província do Império brasileiro. Isso porque, o desmembramento atendia a uma demanda das elites políticas e econômicas locais. Dessa forma, elas consideravam que o governo provincial de São Paulo dava um tratamento secundário às cidades e produtores da Região.
Na época da emancipação, a nova província contava com apenas sete municípios, Paranaguá, Curitiba, Vilas do Príncipe (atual Lapa), Antonina, Morretes, Castro e Guaratuba. A população estimada era de aproximadamente 70 mil habitantes. Dessa forma, as principais fontes de riqueza eram o transporte e invernação do gado trazido do Rio Grande do Sul e com destino a São Paulo, e a produção de mate.
HISTÓRIA
Apesar da emancipação ter acontecido somente em 1853, a história do Paraná é muito anterior a isso. Considerando a história do país após a chegada de portugueses à costa brasileira, os primeiros registros de ocupação na Região datam de 1501, em Guaraqueçaba, no Litoral.
Com o desenvolvimento dos povoados do Litoral, o Rei Dom João IV de Portugal fez uma concessão, em 1648, elevando a cidade de Paranaguá à condição de Vila. Em constante crescimento, os moradores locais pleitearam, em 1811, que Paranaguá se tornasse capital de uma nova província, desanexada da Capitania de São Paulo, o que não foi concedido. Posteriormente, no ano seguinte, em 1812, a sede da Comarca foi transferida para Curitiba, que concentrava maior parte das rotas de comércio da Região.
O movimento de emancipação teve as primeiras tentativas formais em 1843, durante a Revolução Liberal de Sorocaba (SP). O processo legislativo formal, no entanto, só passou a tramitar em 1850, com a confirmação do desmembramento em 1853.
Leia outras notícias no Portal RSN.