22/08/2023



Paraná Saúde

Paraná confirma o primeiro caso da variante Lambda nesta sexta (13)

A variante Lambda teve origem no Peru. Além disso, o Estado também confirmou mais dois casos da variante Delta

A variante Lambda teve origem no Peru. Além disso, o Estado também confirmou mais dois casos da variante Delta (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Nesta sexta (13), o Paraná confirmou o primeiro caso da variante Lambda (C.37), de origem peruana. Trata-se de uma mulher de Londrina, que não apresenta comorbidades e que não recebeu a vacina. A paciente, fez a coleta dos exames em nove de julho, após os primeiros sintomas no dia cinco.

Entretanto, ela não precisou de internação e teve apenas sintomas leves. A confirmação veio após o sequenciamento genômico pela Fiocruz, conforme amostragem aleatória, encaminhada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Além disso, o Paraná teve mais dois casos da variante Delta, confirmados nesta sexta (13). O primeiro é de uma mulher também de Londrina, que teve os sintomas no dia quatro de julho. E o segundo caso de um homem ocorreu em Cascavel. Os primeiros sintomas começaram no dia nove de julho.

Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde e vacinação no caso de Londrina. Contudo, o homem de Cascavel não tinha sido vacinado até o momento da coleta do exame. O paciente se recuperou da doença. Até agora já são 56 casos da doença no Estado, com 18 mortes. Por fim, a transmissão ocorre de forma comunitária no Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo