O Governo vem reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos disponibilizados à população do Paraná. Somente em 2021, o governo lançou seis programas de Residência Técnica (Restec). Assim, somando 247 vagas para capacitação e formação de profissionais para atuar no setor público. Além disso, 609 vagas para qualificação de servidores e empregados públicos.
Desse modo, o programa oferece cursos de especialização em diversas áreas, contemplando categorias profissionais de vários segmentos. No total, a ação envolve recursos da ordem de R$ 70,8 milhões. Desses, R$ 27,9 milhões oriundos do Fundo Paraná, gerido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Idealizada pela Seti, a iniciativa tem amparo na Lei nº 20.086/2019. Os programas de Restec são desenvolvidos em parceria com as secretarias de Estado, os órgãos da Administração Direta e Indireta e as sete Universidades Estaduais do Paraná.
Portanto, nesse cenário, os cursos de especialização dos programas de Restec, independente da área, incluem processos metodológicos para definição de objetivos, metas e ações governamentais. Por fim, mobilização de recursos e tomadas de decisões, alinhadas ao Plano Plurianual (PPA) do Estado do Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.