22/08/2023


Geral

Paraná conta com centro de estudos e pesquisa sobre desastres naturais

* Da Redação

O Governo do Paraná deu um passo além na gestão de desastre com a criação do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastre, o Ceped. Sua função é assessorar o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, e estimular comunidades acadêmicas a produzir conhecimento útil para reduzir riscos de desastres, comenta o seu diretor, capitão Eduardo Gomes Pinheiro. 

Desde dezembro, já são 15 as instituições que aderiram ao termo de cooperação com o Centro para a realização de cursos, pesquisa e extensão sob o tema. Entre elas, Universidades Estaduais de Londrina, Ponta Grossa e Maringá, Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica, Lactec e Simepar. 

“Gestão de risco de desastre não deve ter tratamento acessório em administração pública. Deve orientar decisões em muitas áreas porque quando há uma inundação, por exemplo, a infraestrutura do município – comunicações, transporte, energia – pode ser bastante afetada”, afirma Pinheiro. Isso, sem falar, em consequências para a saúde dos moradores, o cancelamento de aulas nas escolas etc. 

Os cursos do Centro Universitário são voltados para os gestores públicos, comunidade acadêmica, público interno do Sistema, população. O Centro cuida do treinamento permanente dos brigadistas das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. 

A CONTA DOS DESASTRES, NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS:

3.515.154 paranaenses de 383 Municípios atingidos

Danos e prejuízos de R$ 1.816.980.135,13

Recursos suficientes para a construção de 51 mil moradias, de 35 m2, do programa Minha Casa, Minha Vida. Com elas seria possível atender mais de 2/3 dos 70.360 paranaenses que vivem em áreas de risco. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo