O Paraná terá, no máximo em seis meses, todas as propostas para incentivar ao uso da bicicleta em seus 399 municípios. Nesta quarta-feira (12), o governo, as universidades e o movimento cicloativista do estado criaram um grupo técnico interinstitucional que irá coordenar a execução do Programa Paranaense de Mobilidade Não Motorizada por Bicicleta – o Ciclo Paraná. O professor Vitor Hugo Zanete, da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) participa do grupo.
A resolução 011/2014, que institui o grupo e dá o prazo de 180 dias para apresentar as ações do programa, foi assinada pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e contou com a presença de técnicos, especialistas em mobilidade e ciclistas. A primeira reunião do grupo será realizada nesta quinta feira 913) e, a partir daí, acontecerão toda a semana. Os três eixos de trabalho serão: cicloturismo, ciclocidadania e cicloestrutura.
De acordo com o secretário Cheida, o Paraná, pela primeira vez em sua história, começa a desenvolver uma política pública transversal e democrática de incentivo ao uso da bicicleta. "Muitas entidades e órgãos de governo já possuem ações isoladas em suas áreas de atuação. Queremos somar esforços e contar com o apoio técnico de pessoas e especialistas que possuem experiência neste tema e levá-lo para todo o estado", declarou Cheida. "Cidades grandes, as que estão em crescimento e as de pequeno porte terão a oportunidade de estimular uma cultura que agrega qualidade de vida, reduz o trânsito, permite o planejamento urbano para o futuro, evita a poluição e contribui para a saúde”, declarou.