22/08/2023
Cotidiano Paraná Saúde

Paraná deve receber 453,7 mil vacinas nos próximos dias

Nova remessa do Ministério da Saúde vai incluir imunizantes Covishield, CoronaVac e Comirnaty, com doses para primeira e segunda aplicação

vacina

Nova remessa do Ministério da Saúde vai incluir vacinas Covishield, CoronaVac e Comirnaty, com doses para primeira e segunda aplicação (Foto: Américo Antonio/Sesa)

O Ministério da Saúde confirmou nesse domingo (18) o envio ao Paraná, de mais 453.780 vacinas contra a covid-19. Desta forma, a remessa que chega nos próximos dias tem 296.550 doses do imunizante Covishield, da AstraZeneca. Além disso, 88.200 da CoronaVac, do Instituto Butantan/Sinovac e 69.030 doses da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNTech.

As vacinas vão garantir o avanço da imunização no Estado na população em geral. De acordo com as informações da Agência Estadual de Notícias, vão se destinar tanto para a primeira quanto para a segunda aplicação (D1 e D2). No entanto, o governo federal ainda vai confirmar a data da distribuição. Conforme a Agência, das vacinas Covishield, 52.800 chegam por meio do consórcio Covax Facility, destinadas à primeira dose.

Já as outras 243.750, enviadas diretamente pelo Ministério da Saúde, terão 96.608 voltadas à segunda aplicação. As 88.200 doses da Coronavac serão para D1 e D2. Já das 69.030 Comirnaty, que completam o lote, 29.966 são para segunda dose. Assim que chegarem ao Estado, os imunizantes vão para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), e depois seguem para as 22 Regionais de Saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.