Da Redação, com assessoria
O Paraná foi considerado referência nacional em solucionar casos de crianças desaparecidas durante a Semana Nacional de Mobilização para a Busca e Defesa da Criança Desaparecida, promovida pelo Conselho Federal de Medicina, que se estende até a terça feira (31).
O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil do Paraná solucionou todos os casos de desaparecimentos de crianças de até 11 anos ocorridos no Estado em 2014 e foi homenageado durante o evento.
Segundo a delegada titular do Sicride, Nilceia Ferraro da Silva, ao todo foram registrados 254 sumiços no ano passado, todos solucionados. A cerimônia de abertura da Semana Nacional aconteceu em Curitiba para homenagear o bom desempenho do Sicride nas ações. “Fomos homenageados e convidados para participar da abertura do evento, que acompanhamos entregando panfletos informativos com dicas de segurança para a população”, diz.
De acordo com a delegada, o bom desempenho da unidade se deve ao árduo trabalho de investigação e preparação dos profissionais. “O mais importante é não banalizar os registro de ocorrências. Agimos imediatamente e deslocamos o mais rápido possível em todos os casos. A nossa rapidez no atendimento ajuda na solução de crimes”, afirma. Outra ação que ela destaca é a iniciativa para fazer panfletagens, campanhas e palestras alertando para o tema sobre crianças desaparecidas e comentando dicas de segurança.
DESAPARECIMENTO
Quando ocorrer o desaparecimento de uma criança, a delegada alerta para que os responsáveis mantenham a calma e acionem imediatamente a polícia. “É importante que os pais das crianças avisem a polícia do fato o mais rápido possível e tenham fotos que colaborem com o serviço de investigação”, afirma.
Outro ponto ressaltado por ela é orientar a criança a saber informar o nome dos pais, telefone ou endereço da residência. Além disso, é importante que os pais fiquem atentos em todos os momentos, mesmo quando as crianças estiverem brincando em locais que podem ser considerados tranquilos. “As crianças desaparecem nos locais mais óbvios, onde os pais descuidam nas vigilâncias. Não se deve descuidar mesmo que a criança esteja em frente a residência, ou no pátio de uma igreja, por exemplo”, completa.
Em caso de desaparecimento, os responsáveis devem acionar imediatamente os serviços de segurança pública da região. No Paraná, as famílias podem entrar em contato com a delegacia mais próxima; com o Sicride, pelo telefone (41) 3224-6822; ou diretamente na sede da unidade (Rua Vicente Machado, 2.560, bairro Campina do Siqueira, em Curitiba)