22/08/2023
Saúde

Paraná é o estado com o maior numero de casos de Gripe H1N1

imagem-40563

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

 

            Nessa segunda-feira (16), a Secretária de Estado e Saúde do Paraná divulgou mais um boletim sobre o avanço da gripe H1N1 no estado. Segundo as informações do SESA ao todo já foram confirmados 760 casos de pessoas infectadas pelo vírus, com 23 mortes ocasionadas pela doença, desde o inicio do ano

            Só na ultima semana, 172 novos casos foram confirmados, um aumento total de 29% em relação a semana anterior. Já o numero de mortes também aumentou, sendo 9 óbitos somente nesses últimos 7 dias. Os falecimentos mais recentes aconteceram nos municípios de Matinhos, Santo Antonio da Platina, Curitiba e região metropolitana, Dois vizinhos e Irati.

            Tais números colocam o Paraná como o estado que mais registrou casos da gripe em todo o país. Para combater essa situação, o Governo Estadual já solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais 200 mil vacinas contra a gripe para o estado.

            A 5ª regional de saúde, responsável pelo controle da doença na região de Guarapuava, confirmou 9 casos do vírus em sua área de atuação. Só Guarapuava tem 6 casos confirmados, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Goioxim também contribuem para as estatísticas, com um caso cada uma. Contudo nenhuma morte pela doença foi registrada na região.

            Os maiores números de casos estão concentrados em Curitiba e região metropolitana, que tem 234 infectados confirmados, com 12 mortes. Seguido pela 3ª regional de saúde, a regional de Ponta Grossa que confirmou 103 casos, com um óbito desde o inicio de 2012.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.