Da redação- O
No segundo dia da viagem que faz a 22 municípios do Norte Pioneiro, para discutir seu plano de governo, o pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa, afirmou nesta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Jaboti, que o Paraná deve ser um só. “Sem divisões e preconceitos, com desenvolvimento homogêneo, que leve os frutos do crescimento a todos os paranaenses”, afirmou Beto.
A segunda etapa da viagem de Beto começou em Figueira. A cidade, que depende fortemente da usina termelétrica de Cambuí para dar emprego aos moradores, quer atrair investimentos para ampliar suas alternativas. “É preciso modernizar a infraestrutura de transporte e incentivar a agroindústria, para diversificar a economia regional”, disse Beto, ladeado pelo prefeito Geraldo Garcia Molina e pelo presidente da Câmara, Roberto Monteiro, ambos do PMDB.
A seguir, em Ibaiti, um dos municípios-pólo da região, Beto discutiu a questão da segurança. No distrito de Campinhos, por exemplo, os mais de mil habitantes são atendidos por apenas um policial, situação que se repete nas cidades vizinhas. “Em primeiro lugar, é necessário ampliar o efeito das polícias Militar e Civil”, disse Beto. “Depois, investir no policiamento comunitário e estreitar as relações entre as polícias estaduais e a Polícia Federal, especialmente para combater o tráfico .” Beto que, enquanto em São Paulo a proporção é de um policial civil por 1.391 habitantes, no Paraná essa relação é três vezes menor: um policial para 3.208 habitantes.
O prefeito de Ibaiti, Luiz Carlos dos Santos, o Peté, recebeu Beto e destacou sua capacidade de união. “Vimos aqui na Câmara lideranças de todos os partidos, como PMDB, PTB, DEM, PTN, PC do B e PDT. Só um homem conciliador e aberto ao diálogo é capaz de reunir um grupo como esse”, afirmou Peté.
Beto também visitou Pinhalão, Tomazina e Siqueira Campos. Nesta sexta-feira, vai a Conselheiro Mairinck, Guapirama, Santo Antônio da Platina, Joaquim Távora, Quatiguá, Carlópolis e Ribeirão Claro. No sábado, participa de uma grande audiência pública em Jacarezinho, promovida pelo PSDB do Paraná e pelo Instituto Teotônio Vilela.