Laranjeiras do Sul – O vice-governador Orlando Pessuti esteve em Laranjeiras do Sul, nesta sexta-feira (13), para visitar a primeira edição de 2009 do Paraná em Ação, que acontece no Parque de Exposições da cidade. Até domingo (15), de 9h às 17h, as pessoas podem ter acesso a serviços gratuitos, como emissão de documentos, exames de saúde e orientações judiciais. A feira é coordenada pela Secretaria Estadual de Relações com a Comunidade.
É um programa fantástico realizado pelo Governo do Estado e que, em ação conjunta com as prefeituras, já atendeu mais de um milhão de pessoas em todo o Paraná, afirmou Pessuti. Ele destacou a atuação dos parceiros do programa, entre universidades e órgãos municipais, estaduais e federais, que ajudam a promover as ações de cidadania e inclusão social.
O secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, ressaltou a amplitude do programa e afirmou que é um dos projetos do Governo que beneficiam diretamente a população. A Saúde participa com várias atividades, entre elas a divulgação de informações sobre combate à dengue e vacinação, além de exames e orientações sobre diversas doenças, disse.
Martin destacou que, depois do programa, as pessoas buscam os postos de saúde para dar continuidade aos diagnósticos feitos durante a feira. Este é o objetivo. Acaba sendo uma ação preventiva, que se reverte em ações posteriores. A pessoa sai do evento, por exemplo, sabendo identificar uma larva do mosquito da dengue e pode procurar a Saúde para que técnicos vão a casa dela verificar o problema, disse o secretário.
O Paraná em Ação acontece junto com a feira agropecuária Agroshow. Esta parceria é significativa porque o programa só pode ter êxito se tivermos as parcerias com as prefeituras. Esta é a quinta edição do programa na cidade. Sempre tivemos sucesso e vamos continuar assim, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi.
O prefeito Berto Silva destacou que o maior sucesso do programa é a melhoria da qualidade de vida da população. O programa contribuiu decisivamente para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano do município, que é de 0,7. É o segundo menor do Paraná, e um dos menores do Brasil. Então, o Paraná em Ação trouxe cidadania para milhares de famílias que sequer tinham certidão de nascimento. O Governo do Estado nos ajuda muito, contou.
TÍTULO DE ELEITOR A grande novidade do programa para este ano é a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que vai prestar diversos serviços em um ônibus, como emissão de título de eleitor, segunda-via do documento, revisão e transferência de endereço. As pessoas que não votaram e não justificaram a ausência, teriam que pagar uma multa. Aqui isentamos dessa multa e elas regularizam sua situação, explicou a chefe da Central de Atendimento do TRE/Curitiba, Alessandra Luiz.
De acordo com o secretário Milton Buabssi, o ônibus foi conseguido pela Polícia Federal. A ideia do TRE é levar os serviços aos locais em que não tem conseguido atingir a população, que muitas vezes nem sabe onde procurar o órgão. É mais um título de cidadania que estamos propiciando à população pelo evento, disse.
Os títulos são emitidos na hora e a pessoa leva o documento pronto. Este é o caso de José Wilson Pires, 16 anos, que saiu da cidade de Marquinho para participar do evento. Morador da área rural, ele ainda não tinha encontrado oportunidade para fazer o título. Aproveitei que fiz 16 anos e quero votar logo. Um voto pode mudar o futuro do País, disse. José aproveitou para tirar o documento de identidade. A escola estava pedindo desde o ano passado para fazer a matrícula. Então, o Paraná em Ação foi ótimo para mim, comentou.
(AEN)