22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Segurança

Paraná está entre os estados com alerta para tempestades

A Região sul tem previsão de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h. Além disso, a fumaça no céu de Guarapuava é resquício das queimadas do Pantanal

O Paraná está entre os 11 estados com alerta de perigo para tempestades, neste sábado (18). A Região Sul do país tem previsão de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, de acordo com Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, a “fumaça” que aparece no céu de Guarapuava é resquício das queimadas no Pantanal.

De acordo com as informações, a frente fria que se aproxima deve trazer fortes chuvas no estado, inclusive queda de granizo. Além do Paraná, estão sob aviso meteorológico São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), também há riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. Entretanto, as chuvas do fim de semana podem amenizar a onda de calor, e a tendência é de que as temperaturas fiquem próximas da média.

FUMAÇA EM GUARAPUAVA

Os moradores de Guarapuava puderam observar durante essa semana que um “fenômeno” tomou conta do céu do município. Essa fumaça que esconde o horizonte e tira a intensidade do sol, de acordo com Wilson Flávio Roseghini, Professor de Geografia da UFPR, é oriunda das queimadas na Região Centro-Oeste.

O especialista afirma que “na nossa Região isso se intensifica nas primeiras horas da manhã e final de tarde, quando a instabilidade atmosférica e umidade do ar tendem a aumentar, formando nuvens baixas”. Este processo ocorre principalmente no noroeste do Paraná. Conforme as informações, o incêndio atinge o Pantanal há mais de 30 dias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.