A governadora do Paraná, Cida Borghetti, deixa a cadeira principal do Palácio Iguaçu, entre 14 e 18 de julho, quando cumprirá agenda nos Estados Unidos. Nesse período, o Paraná será governado pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Renato Bettega, já que o presidente da Assembleia Legislativa (ALEP), deputado Ademar Traiano, que é o sucessor “natural”, está impedido por ser candidato à reeleição. Ele também sai do país.
Cida estará em Washington e Nova Iorque, onde se reunirá no Banco Mundial para debater o cronograma da execução das obras, além de tratar de empréstimo de US$ 350 milhões, concedido ao estado para a execução do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná em nove programas envolvendo saúde, educação, meio ambiente e agricultura.
Cida também irá iniciar as negociações para a ampliação da parceria, com a liberação de um novo empréstimo ao Paraná para dar continuidade às ações. Em Nova Iorque, a governadora será uma das palestrantes do Fórum de Alto Nível Político sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), nos dias 17 e 18 de julho.
De acordo com a assessoria da governadora, Cida participará de uma mesa redonda sobre inovação com representantes da iniciativa privada para prospectar novos investimentos e parcerias para o Paraná, no mesmo evento.