22/08/2023



Paraná Saúde

Paraná intensifica visitas domiciliares ao decretar situação de emergência para dengue

O decreto 5.183/2024 de situação de emergência em saúde pública terá vigência por 90 dias e trouxe medidas para proteção

Paraná intensifica visitas domiciliares ao decretar situação de emergência para dengue (Foto: Roberto Dziura/AEN)

O Governo do Estado decretou nesta quinta (14) situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

Entre os principais pontos do documento estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. Além disso, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único Saúde (SUS). Entre as quais o dever da população facilitar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis, como visitas domiciliares.

A declaração permite, ainda, dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando trâmites usuais, e facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos.

GUARAPUAVA

O município de Guarapuava já registrou 292 casos confirmados de dengue, desde o dia 3 de janeiro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No momento, são 140 casos ativos e desde o começo da epidemia, apenas três pessoas de 35 a 65 anos com comorbidades precisaram ficar em observação hospitalar. Elas já receberam alta e se recuperam em casa.

Conforme a SMS, atualmente todos os casos de dengue em Guarapuava são considerados autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Para combater o avanço da doença em Guarapuava, a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS) e o Departamento de Vigilância em Saúde, vão fazer o Mega Mutirão de Combate à Dengue nesta sexta (15). A ação ocorrerá a partir das 8h, nos bairros Tancredo Neves, Boqueirão, Planalto, Vila Bela e Concórdia.

O objetivo é eliminar qualquer possível espaço onde o mosquito Aedes aegypti possa se proliferar e conscientizar a população sobre a prevenção da doença. Além disso, de acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), Guarapuava vai utilizar drone para fiscalizar focos do mosquito. As equipes já iniciaram aplicação de inseticida com bomba costal nas Regiões mais endêmicas do município.

PARANÁ

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o estado atingiu o maior número de novos casos de dengue em uma semana deste período epidemiológico. O período iniciou em 30 de julho de 2023. Já são 17.044 casos a mais do que no boletim da semana passada. Totalizando agora 90.972 casos confirmados da doença.

Além disso, segundo a Sesa, há 12 novas mortes, entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro, totalizando 49 mortes. No Paraná, o boletim registrou até agora 222.590 notificações, 55.247 casos em investigação e 70.251 descartados. E dos 399 municípios, 333 têm casos autóctones e 397 tiveram notificações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo