A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná está investindo, nesta gestão, mais de R$ 4,9 bilhões em obras de infraestrutura. São investimentos em rodovias, estradas rurais, ferrovias, aeroportos, edificações públicas e portos. Esta informação foi repassada pelo secretário José Richa Filho durante o encontro “Bate Papo Sem Pauta”, promovido pelo Instituto dos Engenheiros do Paraná, que aconteceu no último sábado (31), em Curitiba.
Richa Filho destacou que os investimentos em infraestrutura, quando se conta também os aportes da Copel, Sanepar e área habitacional, ultrapassam R$ 12 bilhões. “Este foi o governo que mais fez investimento na modernização da sua infraestrutura, mesmo diante das dificuldades de relacionamento com o governo federal, que tem constantemente boicotado os repasses ao Paraná”, disse o secretário para a diretoria do IEP e engenheiros presentes.
Richa Filho disse que as rodovias e estradas rurais estão recebendo R$ 3,43 bilhões em obras de duplicação, manutenção, pavimentação e implantação de pontes, viadutos, trincheiras, passarelas e terceiras faixas. São recursos vindo do tesouro estadual, como os das obras nas rodovias da Uva, em Colombo, ou da PR-445, em Londrina. Há também obras das concessionárias de rodovias que foram incluídas nos contratos ou antecipadas em mais de 6 anos, graças as negociações conduzidas pelo Governo do Paraná.
“Foi preciso muita determinação e planejamento para que todas estas obras saíssem do papel”, disse o secretário. Atualmente, o governo estadual está conduzindo o maior plano de duplicações da história do Paraná. São 275,8 quilômetros de novas rodovias duplicadas em todas as regiões do Paraná.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Nelson Leal Filho, informou que também estão sendo feitos 35 viadutos, 24 trincheiras, 8 pontes sobre rios e ferrovias, 9 passarelas, além da inclusão de 25 km de marginais e terceiras faixas. Também está programada a construção de calçadas e de ciclovias.
Richa Filho falou das obras em andamento no Porto de Paranaguá, cujos investimentos somam R$ 470 milhões. São novos shiploaders, recuperação do corredor de exportação e de ações para acabar com as filas de caminhões e navios. O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, explica que as melhorias são resultado de uma gestão moderna. Todas as medidas foram tomadas após ouvir os clientes dos portos e, desta forma, foram modernizados os serviços, como, por exemplo, a notificação por SMS para os caminhoneiros que vão desembarcar grãos em Paranaguá.
O secretário Richa Filho disse que na área ferroviária houve investimento de R$ 7 milhões, em aquisição de novos trens e também aquisição de vagões. Além da parceria com a ALL, que permite que os trens da Ferroeste possam levar grãos do Oeste até Ponta Grossa.
Nos aeroportos, o valor é de R$ 35 milhões, para desapropriações e obras como de ampliação de pistas e terminais. As edificações públicas têm investimento de R$ 643 milhões, em mais de 255 ações já feitas e em execução.