22/08/2023
Geral Paraná

Paraná já registrou 590 colisões entre carros e bicicletas em 2016

imagem-111730

Da Redação, com assessoria 

Curitiba – Segundo o Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros, de janeiro a abril de 2016, foram registradas 590 colisões entre automóveis e bicicletas no Estado. São 602 vítimas, sendo dez delas fatais. Seja pelos limites de espaço ultrapassados pelos condutores ou por desatenção dos ciclistas, o desrespeito à ciclovia é considerado pelo Detran do Paraná uma das principais causas de acidentes. Este é o tema do vídeo divulgado neste domingo (15), dentro da campanha “31 dias para mudar o trânsito”, parte das ações para o Maio Amarelo. 

O depoimento, inspirado em fatos reais, é de um motorista de ônibus. “Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 30 acidentes envolvendo ônibus e bicicletas no Paraná. A diferença de tamanho torna mais grave a colisão. Por isso, reforçamos, no trânsito o maior sempre deve cuidar do menor”, lembra o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

MAIO AMARELO 

O vídeo sobre acidentes com bicicletas faz parte da campanha do Detran-PR para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito. A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, movimento que busca a conscientização no trânsito. 

Foram criadas 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada, sobre atitudes que podem fazer a diferença. Desde o primeiro dia deste mês, no site do Detran –PR (clique aqui) é exibido um vídeo por dia, com um depoimento baseado em fatos reais. O tema também é explorado com matérias, infográficos, peças em sites e redes sociais. 

“Fizemos uma lista com as 31 principais causas de acidentes ou pontos de atenção no trânsito, incluindo as vistas como banais, como o uso indevido da buzina, ou o excesso de carga, por exemplo. São temas que nunca abordamos, não renderiam uma grande campanha, mas que passam a ser nosso foco durante aquele dia”, explica Marcos Traad. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.