A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) informou que o Paraná é o estado com mais adesões ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). De acordo com as informações da Caisan, das 50 novas adesões formalizadas no dia 10 de julho, 34 são de municípios do Paraná. Dessa maneira, o Estado mantém o destaque com 160 municípios, o que corresponde, aproximadamente, a 40% das adesões ao Sisan em todo o território nacional.
Assim a Caisan Paraná, coordenada pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, analisa, outros 40 processos de solicitação de adesão. Portanto, até o final de 2020, possivelmente o Paraná tenha 200 integrados ao Sisan, ou seja, mais da metade dos municípios do Estado.
De acordo com o secretário executivo do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) no Paraná, Valdenir Veloso Neto, o município que adere ao Sisan tem preferência na destinação de recursos do Governo do Estado e do governo federal. “Os municípios paranaenses com a adesão concluída pontuam mais para receber recursos para a construção de cozinhas ou panificadoras comunitárias, hortas comunitárias, central de recebimento de produtos da agricultura familiar, sacolões ou feiras livres”.
Segundo a Presidente do Consea Paraná, Roseli Pittner, a adesão ao Sisan é um dos caminhos para promover a cidadania. “Entendemos que possibilita o direito humano à alimentação adequada e saudável, garantindo a dignidade a todos. É, ainda, uma forma de cada município fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional, melhorar as práticas alimentares, entre outras coisas”.
SISTEMA ÚNICO
O Sisan foi instituído em 2006 e é um sistema único, assim como o SUS. O objetivo central a consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população, além de integrar União, estados e municípios na implementação de políticas públicas na área.
Neste segundo semestre, a Caisan Paraná fará a revisão do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Assim, vai contar com a participação de diversas Secretarias de Estado, Núcleos Regionais e Conselheiros do Consea Paraná.
A Caisan Paraná também continuará assessorando os municípios que ainda não aderiram ao Sisan para que façam parte do Sistema, uma vez que a meta é estar com todos os municípios paranaenses integrados oficialmente.
PLANOS MUNICIPAIS
Além disso, também será feita a análise dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional dos 160 municípios que já aderiram ao sistema. Desse modo, verificando o período de vigência e o atingimento das metas.
Leia outras notícias no Portal RSN.