22/08/2023
Brasil Cotidiano Em Alta Paraná

Paraná lidera doação de órgãos com tecnologia notarial

AEDO simplifica e digitaliza a autorização de doação, registrando mais de 1.100 mil intenções no estado. Há 42 mil brasileiros na fila

Doação de órgãos (Foto: Agência Brasil)

Neste sábado (27) o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma data crucial que vai muito além da conscientização. Trata-se de um chamado à solidariedade capaz de transformar realidades. Com mais de 42 mil pessoas aguardando por um transplante no país, a decisão de doar nunca foi tão vital. Mas a boa notícia é que o Paraná está na vanguarda dessa mobilização.

De acordo com informações repassadas ao Portal RSN, a tecnologia notarial deu um salto na política de transplantes. Desde abril de 2024, qualquer cidadão pode formalizar o desejo de ser doador de forma simples, gratuita e 100% digitalpela Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO).

Lançada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) em parceria com o CNJ e o Ministério da Saúde, a AEDO já registra um número expressivo. Mais de 1.100 mil solicitações emitidas em todo o estado do Paraná.

De acordo com o Presidente do CNB no Paraná, Daniel Driessen Junior, a AEDO é um marco na história da cidadania no Paraná. Isso porque transformou a doação de órgãos em um gesto acessível, seguro e juridicamente válido.

Nosso compromisso é ampliar cada vez mais essa conscientização, porque cada autorização registrada significa esperança para milhares de famílias que aguardam na fila de transplantes.

Este engajamento notarial, conformeo presidente, fortalece a esperança, impulsionando números que já são positivos.

O Ministério da Saúde realizou mais de 30 mil transplantes em 2024, sendo os de rim e fígado os mais comuns entre os órgãos sólidos, e córnea e medula óssea entre os tecidos.

COMO A AEDO SALVA VIDAS E PELO CELULAR

A beleza da AEDO está na acessibilidade. De acordo com a insttituição, o processo é totalmente digital, eliminando burocracias e garantindo segurança jurídica. Basta entrar aqui  e solicitar gratuitamente um Certificado Digital Notarizado. Em seguida faz uma videoconferência com um tabelião de notas e assina eletronicamente o documento, indicando quais órgãos deseja doar. Conforme as instruções, o documento é automaticamente integrado à Central Nacional de Doadores de Órgãos. O que permite consulta por profissionais de saúde credenciados no Sistema Nacional de Transplantes.

A AEDO é um instrumento poderoso de engajamento, garantindo que a sua vontade de doar seja registrada de forma segura e possa ser consultada no momento certo. O documento, inclusive, pode ser revogado a qualquer momento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.