22/08/2023
Brasil Política

Paraná Pesquisa aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro

Esta é quarta pesquisa divulgada nesta semana. De outras três, uma traz Bolsonaro à frente e outras duas têm Lula na liderança

Lula x Bolsonaro (Foto: Arquivo/RSN)

Lula e Bolsonaro (Foto: Flick/montagem)

Uma pesquisa divulgada nesta terça (25) pela Paraná Pesquisa diverge dos resultados divulgados por outros dois institutos. Se o Ipec e o Atlas mostraram que o ex-presidente Lula (PT) está à frente de Bolsonaro (PL), o instituto paranaense mostra empate técnico entre ambos. Esse dado leva em conta o empate dentro da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral o número do registro da pesquisa é BR-00525/2022. A pesquisa nacional foi feita entre 20 e 24 de outubro de 2022. Conforme as intenções do eleitor, Lula tem 46,3% e Bolsonaro 45,9%, na pesquisa estimulada. Eleitores que disseram votar em branco ou nulo somam 4,8%. Outros 3% disseram que não sabem ou não responderam.

Por fim, na soma de votos válidos, Lula tem 50,2% e Bolsonaro 49,8% das intenções. Os percentuais em votos válidos não contabilizam brancos e nulos. É dessa forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará os resultados em 30 de outubro.

Entretanto, outra pesquisa, da Brasmarket, coloca Jair Bolsonaro (PL), com 6,6 pontos percentuais à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Divulgada nessa segunda (24), os números mostram Bolsonaro com 53,3% dos votos válidos, contra Lula que aparece com 46,7%.

Conforme o instituto, a pesquisa feita por iniciativa da própria empresa, ouviu 2.400 pessoas de 529 municípios, entre 19 e 23 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-08487/2022.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.