22/08/2023
Política

Paraná precisa de incentivos para gerar empregos, diz deputado

imagem-3763

Curitiba – O deputado estadual Fernando Carli Filho (PSB), líder da Bancada dos Independentes na Assembléia Legislativa do Paraná, concordou com as declarações do deputado Valdir Rossoni (PSDB), de que a “PEC do Emprego” poderá desestimular investimentos no estado caso o governo não adote medidas efetivas para estimular a economia. “O Rossoni tem razão quando diz que as empresas não demitem porque querem. As demissões não são o ponto central do problema, e sim a necessidade de projetos que efetivamente estimulem a geração de emprego e renda no Paraná”, asseverou Fernando Carli Filho.
Membro da comissão da PEC, o deputado pessebista foi bastante crítico ao projeto, classificando-o de “ineficaz” no propósito de conter o desemprego no Paraná. “É interessante o governo atrelar incentivos fiscais à obrigatoriedade de o empresário manter o nível de emprego. Mas e se a empresa não tem outra saída, vai fazer o quê? Se as circunstâncias econômicas a impelem nesse caminho, não por opção pessoal do empresário, e sim porque já está mergulhada na crise, que caminho terá?” – questiona ele.
Nessa situação, segundo Fernando Carli Filho, a empresa vai perder os incentivos fiscais e terá que demitir do mesmo jeito. “O empresário leva uma cravo, outra na ferradura”, comparou. “Perde todo mundo: o trabalhador, o empresário, a população e até o governo, que arrecada menos.”
O líder dos Independentes afirmou que o governo precisa conhecer a verdadeira realidade do Paraná. “Somos um estado com um grande potencial. Municípios inteiros tem vocação diversificada, para vários campos, e dependem de políticas que organizem esses segmentos dentro de um direcionamento governamental, com programas de crédito, tecnológicos, comercialização, uma efetiva integração do Paraná a partir do estímulo das potencialidades individuais de cada região”, sugeriu ele.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.