O Paraná pretende imunizar 208 mil meninas entre 11 e 13 anos nesta primeira fase da campanha nacional de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), que começou nesta segunda feira (10). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o número corresponde a 80% das doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.
O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero de todo o mundo. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. No Brasil, a doença é a terceira causa de morte entre as mulheres, ficando atrás dos tumores de mama e colorretal.
Devem comparecer aos postos de vacinação, acompanhadas dos pais ou responsáveis, crianças e adolescentes nascidas entre 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003. O processo de imunização ocorre em três fases. Em setembro, as adolescentes terão que tomar segunda dose. A última deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose. Em 2015 serão vacinadas meninas de nove a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos nove anos de idade.
A princípio a vacinação ocorre apenas nas Unidades Básicas de Saúde do estado, porém, os municípios têm autonomia para criar parcerias com as escolas para expandir a campanha.