22/08/2023
Agronegócio Paraná

Paraná prevê colher 22,54 milhões de toneladas na safra de verão 21/22

Volume representa redução de 3% em relação à safra de verão 20/21. Culturas de soja, milho e feijão sofreram o impacto da estiagem

Soja - colheita. Fotos:Jaelson Lucas / Arquivo AEN

Volume representa redução de 3% em relação à safra de verão 20/21. Culturas de soja, milho e feijão sofreram o impacto da estiagem (Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN)

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgou nesta quarta (22) o relatório mensal com as estimativas para a safra de grãos 2021/2022 no Paraná.

E conforme o documento, o Estado poderá colher 22,54 milhões de toneladas na safra de verão, em uma área de 6,24 milhões de hectares. O volume representa uma redução de 3% com relação à safra de verão 2020/2021, e a área é 2% maior.

Assim, as principais culturas como soja, milho e feijão sofreram o impacto da estiagem que afetou as lavouras nos últimos meses. As reduções são de 12%, 13% e 10%, respectivamente. De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o ano de 2021 foi bastante desafiador.

“Tivemos uma profunda crise hídrica e geadas severas que provocaram perdas na produção. Porém, acabamos o ano com o setor agro participando em mais de 80% do esforço exportador do Paraná”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.