22/08/2023
Paraná Saúde

Paraná promove ação de conscientização ao câncer de próstata em pets

Conforme a veterinária Daniela Tozetto, cães e gatos podem desenvolver o câncer de próstata mesmo estando castrados

cao-cancer-de-prostata

Novembro azul pet previne o câncer nos pets

O Estado garante o serviço de castração com o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Imagem: Divulgação/CFMV)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) lançou hoje (2) a campanha ‘Novembro Azul Pet’. Conforme a campanha, o objetivo é conscientizar os donos de cães e gatos para a prevenção ao câncer de próstata dos animaizinhos. De acordo com a Secretaria, a doença tem grandes chances de cura com tratamento precoce.

Conforme a veterinária Daniela Tozetto, mesmo castrados, cães e gatos ainda podem desenvolver o câncer de próstata. Por isso, é necessário o exame periódico, principalmente com mais de cinco anos de idade.

Os tutores devem ficar atentos a alterações como perda de peso, dificuldade para urinar ou defecar, corrimento uretral, aumento da próstata, presença de sangue ou pus na urina.

CAMPANHA

A campanha atende as políticas de educação ambiental propostas no Conselho Estadual do Direito Animal (Ceda). Durante a semana, serão divulgadas imagens nas redes sociais da Secretaria para chamar a atenção ao tema.

Por isso, a orientação é levar o pet ao veterinário regularmente. Além disso, a suspeita de câncer de próstata também deve ser feita com exame de toque retal. Se o problema for mais sério, o Estado garante o serviço de castração de animais.

Além de prevenir o câncer de mama e o de próstata, a castração oferece inúmeros benefícios à saúde animal. Evita a hérnia perineal, câncer de testículo, demarcação territorial com urina, além de deixar o animal mais calmo, evitando fugas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.