22/08/2023



Geral

Paraná quer suspender alta na conta de luz

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou ter sido “surpreendido” com a autorização do aumento médio de 35,05% nas contas de luz dos clientes da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Em sua conta no Twitter, o governador informou que irá pedir à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a suspensão da aplicação para que se possa chegar a outra solução. Em tese, o aumento poderia valer já a partir desta terça. O anúncio de Richa foi feito nesta terça feira (24). 

A revisão do valor cobrado partiu da própria Copel, que tem como acionista majoritário o governo paranaense. A companhia solicitou à Aneel aumento de 32,45% no mês de maio, contudo, o percentual autorizado acabou sendo maior.

O governo informou que deve ser feita uma reunião entre o governo e a diretoria da Copel para discutir o que será feito. A assessoria do governador, porém, afirmou que ainda não há data prevista para o encontro. Entre os planos, está um efeito suspensivo sobre a autorização do reajuste.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo