O Paraná recebeu nesta quinta (22) o primeiro lote de vacinas contra a dengue enviado pelo Ministério da Saúde. A remessa com 35.025 doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda, teve o envio antecipado após diálogos das secretaria estaduais com a pasta federal. A descentralização das vacinas começa nesta quinta e termina na sexta (23) para 30 municípios.
Sendo que 21 fazem parte da 17ª Regional de Saúde de Londrina e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu. Os contemplados são Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, e Primeiro de Maio. Além de Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul e Alvorada do Sul. Incluindo também Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.
De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária definida como prioritária para a imunização é de crianças de 10 a 14 anos. A recomendação é que a aplicação inicie para as idades de 10 a 11 anos. O protocolo de vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. Mas o envio das vacinas destinadas para aplicação da segunda dose vai ocorrer posteriormente.
A vacina possui vírus vivos da dengue enfraquecidos de maneira controlada. Dessa forma possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus. De acordo com o último informe epidemiológico, o Paraná soma 45.930 casos confirmados, 130.107 notificações e 16 mortes, além de 31.421 casos em investigação e 47.232 descartados.
(*Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Leia outras notícias no Portal RSN.