Nesta sexta (11) o Paraná recebe 53.600 doses de vacina da Pfizer BioNTech, para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias. Conforme o Ministério da Saúde (MS), este é o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 enviado para o público. Até o momento a vacinação era indicada somente para pessoas acima de três anos.
Desse modo, às 7h o voo desembarca no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. De lá, as doses vão ser encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para conferência, armazenamento e definição de logística para distribuição.
Espera-se que os imunizantes sejam entregues para as 22 Regionais de Saúde até o fim da próxima semana. Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o Paraná está preparado para iniciar a imunização.
O Estado conta com a colaboração das equipes municipais da saúde e da população, sejam pais, mães ou responsáveis, para que levem essas crianças até um ponto de vacinação e ajudem a reforçar a proteção contra o vírus.
Conforme a Nota Técnica nº 114/2022 do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do MS, o esquema primário de vacinação deve conter três primeiras doses. Contudo, a administração das duas primeiras doses deve ter intervalo de quatro semanas. Já a terceira após oito semanas da segunda aplicação.
Neste primeiro momento a aplicação da vacina será para o público com comorbidades. A Secretaria da Saúde estima que o Paraná possua cerca de 377.704 crianças nesta faixa etária. Sendo que destas, aproximadamente 10% possuem algum tipo de comorbidade.
Assim, a Sesa solicitou ao MS um quantitativo de 1,4 milhão de imunizantes para este público. Com a remessa que deve chegar amanhã, o Paraná vai imunizar cerca de 17,8 mil crianças – assegurando as três doses do esquema primário.
“Visto que estamos recebendo uma pequena parcela do quantitativo necessário para atingir toda essa faixa etária, vamos orientar os municípios que iniciem primeiramente a vacinação de crianças com comorbidades e depois avançaremos para a imunização do público em geral, como já fizemos anteriormente”.
Leia outras notícias no Portal RSN.