A Secretaria Estadual da Saúde recebeu nesta quarta (8) uma remessa com 32.400 doses da vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19. É o primeiro lote para a Campanha Nacional de Vacinação 2023, que começa no fim deste mês. As doses destinam-se para o reforço de grupos prioritários. Além desta remessa, outras 997.476 doses estão previstas para as próximas semanas para a primeira fase da campanha.
Conforme estipula o Programa Nacional de Imunizações (PNI), nesta etapa serão vacinadas as pessoas de 70 anos ou mais. Assim como, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições.
Além disso, também se vacinam nessa etapa, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Outras quatro fases devem completar o cronograma para o reforço da vacinação contra a covid-19. Os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde utilizam as cepas originais do Sars-CoV-2 e as cepas BA.1 e BA.4/BS.5, que são sublinhagens da variante Ômicron, predominante no mundo.
As principais características da nova vacina são: o imunizante já vem diluído, a tampa do frasco (com seis doses) é de cor cinza. Por fim, cada dose deve conter 0,3 ml, apenas para reforço.
Leia outras notícias no Portal RSN.