22/08/2023



Saúde

Paraná reduz casos de dengue

imagem-11055

Curitiba – Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná, houve uma redução de 10% no número de casos confirmados da doença no Estado. Até o dia 30 de novembro, que corresponde à 47ª semana epidemiológica do ano, foram confirmados 896 casos, enquanto no mesmo período do ano passado foram confirmados 966 casos.

Dos casos confirmados em 2009, 753 são autóctones, cuja infecção ocorreu dentro do Estado, e 116 foram importados de outros estados. Quanto à notificação, até o dia 30 de novembro foram 9.534 casos notificados. Em 2008 foram 16.306 notificações no mesmo período, uma redução de 41,53%.

De acordo com o documento, na 20ª Regional de Saúde, em Toledo, foram registrados 267 casos confirmados até o dia 30 de novembro, alcançando a maior taxa de incidência, 77,27 a cada 100 mil habitantes. A menor taxa de incidência, de 0,30 por 100 mil habitantes, foi registrada na 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que teve quatro casos confirmados. Das 22 regionais, cinco não apresentam casos confirmados da doença.

A redução, no entanto, não descarta os cuidados com a proliferação do mosquito, afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martin. “Devemos continuar atentos quanto à eliminação dos criadouros, pois essa é a melhor maneira de prevenir a dengue. É indispensável a conscientização e o envolvimento da população para que não haja uma epidemia de dengue no futuro”, explicou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: no Verão são necessários vários cuidados com a proliferação do mosquito da Dengue (divulgação)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo