A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou nessa quarta (2), o primeiro caso da cepa B.1.617 no Paraná, popularmente conhecida como variante indiana ou delta, na nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A identificação por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, ocorreu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a Sesa, trata-se de uma mulher de 71 anos com comorbidades e residente em Apucarana.
Conforme as informações, ela apresentou os sintomas da doença no dia 19 de abril após contato com casos confirmados. Fez a coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da covid-19 no dia 26 de abril. Chegou a ficar hospitalizada e teve alta.
De acordo com a Sesa, a paciente morava com o marido de 74 anos e o filho de 58. Além disso, os três tiveram diagnóstico positivo para a covid-19. No entanto, o filho morreu no dia 17 de maio. A equipe de Vigilância Epidemiológica municipal faz acompanhamento dos familiares e contatos próximos e abriu investigação epidemiológica sobre o caso.
O Paraná registra ainda um caso suspeito da cepa indiana. Trata-se de um homem de 38 anos, morador de Cascavel. Assim, a amostra remetida à Fiocruz, aguarda resultado do sequenciamento genômico.
Leia outras notícias no Portal RSN.