22/08/2023
Guarapuava Saúde

Paraná registra mais 10 mortes por dengue nos últimos sete dias

Na 5ª Regional de Saúde houve 60 novas confirmações. Pitanga chegou a 440 casos confirmados e investiga quatro

Dengue - mosquito aedes aegypti

dengue-zika-and-chikungunya-fever-mosquito-aedes-albopictus-bitting-human-skin

Dengue - mosquito aedes aegypti

No Paraná houve registro de mais 10 mortes (Imagem: Reprodução/Freepik)

O Paraná registrou mais 10 mortes por dengue na última semana, totalizando 51 no novo período sazonal da doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o momento, há 211.229 casos suspeitos, com 96.956 confirmações, em 349 municípios. Ou seja, em 87,46% dos municípios paranaenses, sendo que 315 registraram autoctonia, quando a dengue é contraída no município de residência.

Dessa forma, as mortes ocorreram entre os dias 7 de março e 11 de maio de 2022, mas só tiveram registro na última semana. Conforme a Sesa, as vítimas são de Pato Branco (2), Verê (2), Medianeira (1), Umuarama (2), Arapongas (1), Cambé (1) e Ribeirão do Pinhal (1). Assim, são três mulheres e sete homens, com idades entre 28 e 93 anos, sendo que cinco deles tinham comorbidades.

Conforme os dados do 42º Informe Epidemiológico, na 5ª Regional de Saúde houve mais 60 confirmações. Em Pitanga, o número de casos confirmados chegou a 440 e o município ainda investiga mais quatro. Além disso, Laranjal teve mais 12 casos positivos, chegando a 26. Guarapuava, Rio Bonito do Iguaçu e Prudentópolis confirmaram mais um caso cada e reserva do Iguaçu teve as duas primeiras contaminações.

De acordo o secretário de Estado da Saúde, César Neves, o Período Epidemiológico que iniciou em 1º de agosto de 2021 deve seguir até julho deste ano.

Estamos há cerca de 45 dias para fechar o período sazonal epidemiológico da dengue. Temos de continuar a monitorar e remover potenciais criadouros para evitar a proliferação do mosquito.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.