22/08/2023


Agronegócio

Paraná registra queda de 6% na estimativa da colheita de grãos

imagem-90936

*Por Taís Nichelle, com foto de Lizi Dalenogari

O Paraná colheu mais soja, mas deve colher menos milho e trigo este ano em relação ao ano passado. É o que afirma Dirlei Manfio, técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Guarapuava (SEAB). “No Estado, tivemos um resultado 6% menor do que o esperado. A soja, que já foi praticamente toda colhida, foi o único grão que apresentou um aumento. Aproximadamente 5,4%, mas o milho e o trigo não acompanharam esse crescimento". 

Segundo o técnico, entre os grãos que não aumentaram a produção, destaca-se o milho, que apresentou uma queda de 13,26% na safra deste ano. “Cerca de 91% do milho já foi colhido, mas esse percentual não vai mudar até o final da colheita, pois o que falta não é o que chamamos de milho comercial, são grãos destinados à agricultura familiar”. Já no caso do trigo, a estimativa é de que haja uma queda de 1,1% na produção, o que é apenas uma suposição, já que o plantio iniciará somente em junho deste ano. “Essa é uma projeção que poderá ser alterada pelo comportamento do clima e por outros fatores determinantes no resultado da produção, como pragas e outros problemas de logística”, declara Manfio. 

De acordo com o técnico, são diversas as variáveis que atuaram no resultado. “Além do fator clima, que favoreceu mais a soja que os outros grãos, houve também a tendência de diminuir a área de plantio. "No caso do milho, que apresentou o maior declínio, a área plantada caiu de 90 860 mil para 78 300 mil hectares”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo