22/08/2023



Paraná Saúde

Paraná solicita liberação da 4ª dose para pessoas com menos de 60 anos

O secretário estadual da Saúde fez o pedido por causa do aumento de casos de coronavírus e de síndromes respiratórias no Estado

whatsapp_image_2022-05-25_at_13.31.33

O pedido é de readequação da estratégia do Programa Nacional de Imunizações (PNI) (Foto: Secretaria de Estado da Saúde)

O Paraná solicitou ao Ministério da Saúde, a liberação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com menos de 60 anos. O secretário estadual da Saúde, César Neves, esteve em Brasília nesta quarta (25) e pediu a readequação da estratégia do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Isso porque houve aumento de casos de coronavírus e de síndromes respiratórias. Por enquanto, a quarta dose destina-se apenas para pessoas a partir de 60 anos.

Hoje a vacina é a nossa única estratégia de combate efetivo à covid-19. Por isso, reforçamos constantemente a importância da vacinação. Os casos têm aumentado nos últimos dias e temos que ofertar e ampliar o segundo reforço ao maior número de pessoas.

Conforme dados do sistema nacional, cerca de 4,3 milhões de paranaenses não tomaram a dose de reforço e 1,3 milhão deixaram de fazer a segunda dose convencional. De acordo com o secretário, apesar deste atraso no esquema vacinal, ofertar o imunizante adicional é uma forma de garantir maior proteção neste período mais acentuado de confirmações da covid-19.

Para o secretário interino de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, o pedido do Paraná é importante e deve ser analisado dentro da viabilidade técnica-operacional nas diretrizes do PNI.

GRIPE E AUMENTO DE CASOS

A Secretaria estadual da Saúde também pediu ao Ministério a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe. No Paraná há mais de 4,3 milhões de pessoas nos grupos prioritários. Dessa forma, a segunda fase da campanha segue até 3 de junho, com uma meta de cobertura de 90% do público-alvo.

Para conter o avanço de síndromes gripais e casos confirmados da covid-19, a Saúde recomendou a utilização de máscaras em ambientes fechados. Bem como em ambientes com grande concentração de pessoas, além do transporte coletivo.

Na última semana, duas pessoas morreram por complicações da covid-19 em Guarapuava. As vítimas são um homem de 65 anos, vacinado com três doses e uma mulher de 84 anos, com uma dose. Ambos tinham comorbidades.

Por fim, confira o vídeo do Secretario de Estado da Saúde sobre o pedido.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo