22/08/2023
Esportes Paraná

Paraná tem 10 atletas confirmados para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Os atletas são bolsistas do programa Geração Olímpica, do Governo do Paraná. Dois participarão da Olimpíada e oito da Paralimpíada

202514261_350628749754307_476928589280076594_n

Atletas para Jogos Olímpios de Tóquio (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Um dos grandes eventos esportivos deste ano, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, começam em um mês. Com isso, o Paraná já tem 10 sendo atletas e técnicos, com vagas confirmadas na delegação brasileira. Entre eles, o guarapuavano Welder Camargo Knaf do tênis de mesa em cadeira de rodas, um dos oito da atletas da Paralimpíada.

Todos os atletas são bolsistas do programa Geração Olímpica, do Governo do Estado. Conforme a análise da inscrição em conformidade e documentos comprobatórios de convocação pelas entidades oficiais, a confirmação foi divulgada nessa terça (22).

DELEGAÇÃO

Nove dos atletas fazem parte da Categoria Olimpo do programa Geração Olímpica: Ágatha Bednarczuk Rippel do vôlei de praia, Ana Sátila Vieira Vargas da canoagem slalom, Carminha Celestina de Oliveira do esgrima em cadeira de rodas, Giovane Vieira de Paula da paracanoagem.

Além disso, Jovane Silva Guissone Esteio do esgrima em cadeira de rodas, Mari Christina Santilli da paracanoagem, Rodrigo Ferla Martins técnico da seleção de parataekwondo, Vítor Gonsalves Tavares do parabadminton. E ainda, o atleta de Guarapuava Welder Camargo Knaf do tênis de mesa em cadeira de rodas.

Uma das atletas inscritas na Categoria Nacional, e que também garantiu viagem para Tóquio, é Adriana Gomes de Azevedo, da paracanoagem. Para essa categoria, o valor mensal do apoio é de R$ 1 mil. Para a categoria Olimpo, o valor é de R$ 3 mil por seis meses.

ATLETAS EM DESTAQUE

Conforme as informações, de Guarapuava, o Welder Knaf vai compor o time de atletas para os Jogos Paralímpicos. O atleta de tênis de mesa treina todos os dias no ginásio Municipal de Esportes Zilá Mendes Guiné, no bairro Santana. Ele busca de um bom desempenho na competição.

E um dos principais nomes dos atletas paranaenses para as Olímpiadas, é Ágatha Bednarczuk. Ela foi medalhista de prata na Rio 2016 e a primeira da lista a confirma vaga, em virtude do ranking no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em 2019.

Dessa forma, ela é bicampeã desse circuito, em 2015, ao lado de Bárbara Seixas. E também, em 2018 junto da atual parceira, Duda Lisboa. Para Ágatha, que é bolsista desde 2013, é por meio desse incentivo da Geração Olímpica que jovens podem se dedicar aos treinos.

Esse programa Geração Olímpica é maravilhoso. A gente costuma muito ver apoio para os atletas depois que já se conquistou algo, depois dos resultados. Principalmente para os atletas mais jovens, é o dinheiro dessa bolsa que vai ajudar a chegar ao treino, se alimentar melhor ou participar de uma competição. Me sinto super honrada de ser praticamente uma embaixadora do programa.

Entretanto, o time tem outros vencedores. Um deles é Jovane Guissone, que já foi campeão mundial de esgrima em cadeira de rodas. Também tem Welder Knaf, com uma medalha de prata dos Jogos Paralímpicos de Pequim (2008) e a Ana Sátila ganhou uma etapa da Copa do Mundo da canoísta (2020).

E compondo os técnicos, a seleção traz Rodrigo Ferla Martins do parataekwondo, também da Geração Olímpica.

PROGRAMA GERAÇÃO OLÍMPICA

O programa do Governo do Estado tem patrocínio da Copel. Assim, conforme a Agência Estadual de Notícias, o Geração Olímpica é o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados brasileiros.

No ano de 2021, o projeto celebra a décima edição, oferecendo apoio a mais de 10 mil atletas e técnicos. Conforme, o aspecto social, ele exerce em especial na Categoria Formador, que destina bolsas para atletas entre 11 e 17 anos que disputam modalidades olímpicas e paralímpicas, sendo vinculados aos colégios da rede Estadual de Ensino.

Por fim, o programa possui sete categorias, divididas por faixas etárias, valores da bolsa e características de competição: Formador, Técnico Formador, Estadual, Técnico, Nacional e Internacional/Olimpo.

Leia outras notícias em Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.